Economia

Nova fase da operação padrão de servidores do BC pode afetar Pix e Drex, diz sindicato

Sindicato dos servidores pede ao governo uma reestruturação da categoria e cobra do governo uma contraproposta aos pleitos apresentados

 (Adriano Machado/Reuters)

(Adriano Machado/Reuters)

Antonio Temóteo
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 25 de setembro de 2023 às 15h18.

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) informou nesta segunda-feira, 25, que os servidores se preparam para entrar na segunda fase de uma mobilização, que teve início há dois meses, e começou como uma operação padrão. Segundo a entidade, 70% da categoria já aderiu ao movimento, que deve se intensficar e pode afetar a implementação do Pix parcelado e de outras modalidades, além de atrasar o cronograma de criação do Drex, a moeda digital do BC.

Segundo o sindicato, o governo tem se negado a propor uma data para a apresentação de uma contraproposta na mesa de negociação com o sindicato aos pleitos apresentados pela categoria. Os servidores pleteiam uma reestruturação das carreiras que compõem o quadro de funcionários. A pauta dos servidores tem três itens:

  • Criação de uma Retribuição por Produtividade para os Especialistas do BC;
  • Exigência de ensino superior para o cargo de técnico do BC; e
  • Alteração de nomenclatura para o cargo de analista para auditor.

Entrega de cargos de chefia

"Sem a reestruturação completa da carreira, os representantes dos servidores do BC preveem um inevitável desmantelamento da carreira de especialista do BC – situação que vem se agudizando na última década, com reajustes abaixo da inflação e com as crescentes assimetrias em relação a carreiras congêneres", informou o Sinal, em nota.

O sindicato ainda disse que elabora uma lista de servidores em cargos de chefia, para facilitar uma eventual entrega desses cargos. "Até aqui, a operação-padrão do BC já completou 2 meses, com cerca de 70% de adesão. Diversos impactos foram causados: atraso na divulgação do IBC-BR e de outros índices; cancelamento de reuniões com as instituições financeiras; acúmulos de processos de alterações e criações de instituições financeiras, entre outras interrupções e não-entregas", informou o Sinal.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralServidores públicosPIXDrex (Real Digital)

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor