Economia

Governo confia em PIB crescendo 3% este ano, diz ministra

Segundo a ministra, a previsão dos economistas aponta para um crescimento menor este ano, mas o índice, mesmo assim, será maior do que o observado em outros países

A ministra do Planejamento, Mirian Belchior: a ministra não quis comentar se haverá mudança na meta de superávit primário, a economia para pagar os juros da dívida (Elza Fiúza/Abr)

A ministra do Planejamento, Mirian Belchior: a ministra não quis comentar se haverá mudança na meta de superávit primário, a economia para pagar os juros da dívida (Elza Fiúza/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 17h32.

Brasília – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou hoje (26) que o governo continuará adotando medidas sempre que considerar necessário para aquecer a atividade econômica e que confia em uma retomada da economia capaz de levar o país a crescer 3% este ano.

“Nós estamos confiando em uma retomada no segundo semestre que seja capaz de nos levar a esse patamar”, disse. Miriam Belchior também destacou que o governo tem adotado uma série de medidas para enfrentar a crise internacional e continuará com novas iniciativas se for necessário porque essa é “uma preocupação especial da presidente Dilma, a proteção da economia.”

Segundo a ministra, a previsão dos economistas aponta para um crescimento menor este ano, mas o índice, mesmo assim, será maior do que o observado em outros países. Para Miriam Belchior, isso é um reflexo importante e que mostra a forma como a economia brasileira vem sendo conduzida tanto pelo setor público como pelo setor privado.

A ministra não quis comentar se haverá mudança na meta de superávit primário, a economia para pagar os juros da dívida, mesmo com a queda no Produto Interno Bruto (PIB).

Miriam Belchior participou nesta quinta do quarto balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 . De acordo com os números, até junho deste ano, 29,8% das ações previstas para conclusão até 2014 foram finalizadas. O valor executado corresponde a R$ 211 bilhões, resultado 84% superior ao registrado no mesmo período de 2011.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoeconomia-brasileiraIndicadores econômicosMinistério do PlanejamentoMiriam BelchiorPIBPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame