Economia

Não sei de acordo de última hora com a Grécia, diz Merkel

Segundo Merkel, a última oferta da Comissão Europeia de seu conhecimento é o da sexta-feira passada


	Angela Merkel, chanceler da Alemanha: "só posso repetir o que eu disse ontem. O programa vai expirar hoje à meia noite, pelo horário central da Europa", disse
 (Getty Images)

Angela Merkel, chanceler da Alemanha: "só posso repetir o que eu disse ontem. O programa vai expirar hoje à meia noite, pelo horário central da Europa", disse (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2015 às 10h24.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, expressou ceticismo em relação a um possível acordo de última hora entre a Grécia e seus credores internacionais, ao afirmar que não dispõe de informações confiáveis além de que o atual programa de ajuda de Atenas vence nesta terça-feira.

"Só posso repetir o que eu disse ontem. O programa vai expirar hoje à meia noite, pelo horário central da Europa", disse Merkel a repórteres, após se reunir com o primeiro-ministro de Kosovo, Isa Mustafa. "Não estou ciente de nenhum outro sinal confiável."

Segundo Merkel, a última oferta da Comissão Europeia de seu conhecimento é o da sexta-feira passada.

A chanceler, no entanto, disse que as portas continuarão abertas para a Grécia após o prazo da meia-noite, quando vencerá a porção da zona do euro no atual programa de ajuda de Atenas, que tem valor total de 245 bilhões de euros (US$ 271 bilhões).

Os comentários de Merkel vieram depois de o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ter procurado o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ontem à noite, para discutir um acordo de última hora que exigiria que Atenas faça campanha a favor de um eventual pacto no plebiscito sobre o assunto, marcado para o próximo dia 5.

Após fracassar em negociações com os credores no fim de semana, a Grécia convocou o plebiscito para consultar a população sobre as medidas de austeridade que instituições europeias e o Fundo Monetário Internacional (FMI) exigem para liberar novo auxílio financeiro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelCrise gregaEuropaGréciaPersonalidadesPiigsPolíticos

Mais de Economia

Papa Francisco recebe presidente do BID e ganha camisa do Flamengo

Qual será o impacto da tragédia do RS no PIB? Veja projeções

Moody's projeta alta de 2,0% no PIB do Brasil em 2024, e avanço de 2,2% em 2025

Haddad vai encontrar Papa Francisco para discutir taxação de grandes fortunas

Mais na Exame