Economia

Nacionalização de empresas pela Ucrânia é ilegal, diz Rússia

Os cidadãos da Crimeia, cuja população é majoritariamente de língua russa, votaram no domingo para se separar da Ucrânia e se juntar à Rússia


	Habitantes da Crimeia comemoram resultado de referendo: na manhã desta segunda, governo da Crimeia disse que nacionalizará empresas da Ucrânia no território da península
 (Dimitar Dilkoff/AFP)

Habitantes da Crimeia comemoram resultado de referendo: na manhã desta segunda, governo da Crimeia disse que nacionalizará empresas da Ucrânia no território da península (Dimitar Dilkoff/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2014 às 16h40.

Moscou - O ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, disse que não acredita que as empresas russas possam ser nacionalizadas na Ucrânia, uma vez que tal ação entraria em contradição com o direito internacional, informaram agências de notícias.

"Eu não acredito nisso", disse Denis Manturov, referindo-se a possibilidade de que Kiev tentará tomar o controle de empresas russas na Ucrânia.

Companhias russas têm uma grande presença na Ucrânia em uma ampla gama de setores, incluindo gás e bancos.

Os cidadãos da Crimeia, cuja população é majoritariamente de língua russa, votaram no domingo para se separar da Ucrânia e se juntar à Rússia.

Na manhã desta segunda-feira, o governo separatista da Crimeia disse que nacionalizará empresas da Ucrânia no território da península após o referendo.

Moscou apoiou o movimento, que foi amplamente condenado por EUA e Europa, uma vez que contradiz o memorando de Budapeste, um tratado internacional sobre a integridade territorial da Ucrânia, assinado por EUA, Reino Unido, Rússia e Ucrânia, em 1994.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasDiplomaciaUcrâniaGoverno

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro