Economia

Metade das empresas está inadimplente, diz Serasa

Uma em cada duas empresas brasileiras estavam com alguma dívida atrasada em julho - um recorde, segundo dados da Serasa Experian


	Comércio é o setor mais afetado pela inadimplência no Brasil
 (Tomaz Silva / Agência Brasil)

Comércio é o setor mais afetado pela inadimplência no Brasil (Tomaz Silva / Agência Brasil)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 11h12.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - Das 7 milhões de empresas operando no país, 3,5 milhões estavam com alguma dívida em atraso durante o mês de julho, segundo a Serasa Experian.

O número é recorde desde que o registro começou em 2012, quando 2,99 milhões de empresas estavam nessa situação.

91% das empresas inadimplentes são pequenas ou médias, o que não surpreende já que 99% do total está neste segmento. 

O comércio responde por 47,2% do total das empresas inadimplentes, seguido por serviços (42,6%) e indústria (9,1%).

Das 3,5 milhões de empresas em falta, 51% estão no Sudeste, 18% no Nordeste e 17% no Sul.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o número está relacionado com o quadro recessivo no país, que prejudica vendas e afeta o fluxo de caixa.

Estas empresas também são afetadas por um aumento dos custos financeiros e de mão de obra, já que elas concentram a maior parte dos empregos e dependem do crédito bancário para financiar sua atividade.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioempresas-de-tecnologiaSerasa ExperianExperianInadimplência

Mais de Economia

Nem Milei conseguiu fazer o ajuste fiscal que o Brasil precisa, diz economista

Copom inicia reunião com expectativa de corte da Selic para 13,75%

Avanço ou litígio? Reforma tributária gera discussão sobre responsabilidade de contadores

CPI: inflação dos EUA acelera para 0,4% em agosto com alta da gasolina