Economia

Mercado reduz previsão de crescimento do PIB

Impacto do primeiro trimestre faz com que o mercado reduza a previsão de crescimento de 3,5% para 3,2% em 2005

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

O crescimento do PIB no primeiro trimestre do ano, que ficou aquém das expectativas, dificilmente será recuperado ao longo de 2005. Para o mercado, não houve outra saída senão rever, para baixo, o crescimento econômico para este ano. A projeção caiu de 3,5% para 3,2%.

Além do fraco resultado nos três primeiros meses do ano, a previsão para o ano também foi revista em função do nível de investimentos. De acordo com a consultoria Tendências, há sinais de desaquecimento neste segundo trimestre.

Apesar da revisão negativa, os economistas da Tendências acreditam que não haverá grandes sustos até o final do ano. Certamente o crescimento do PIB deverá ficar acima dos 3%, puxado sobretudo pelo consumo das famílias.

"Fatores de expansão da demanda interna, como emprego e crédito, deverão ser grandes o suficiente para garantir o crescimento do PIB", diz o relatório da Tendências.

Quanto aos juros, a expectativa do mercado é de que a atual taxa, de 19,75%, seja mantida na próxima reunião do Copom. A projeção para o ano, porém, indica uma taxa Selic de 18%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame