Economia

Mercado espera corte na Selic em abril e maio

O mercado financeiro mantém a estimativa de uma pequena redução na taxa básica de juros em abril. De acordo com a pesquisa semanal (Focus) do Banco Central, a média das expectatativas das principais instituições financeiras prevê um corte de 0,25 ponto percentual na Selic. Para abril, a estimativa é de corte maior: 0,5. A reunião do Comitê de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

O mercado financeiro mantém a estimativa de uma pequena redução na taxa básica de juros em abril. De acordo com a pesquisa semanal (Focus) do Banco Central, a média das expectatativas das principais instituições financeiras prevê um corte de 0,25 ponto percentual na Selic. Para abril, a estimativa é de corte maior: 0,5. A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que define a Selic de abril começa na terça-feira (13/4).

Depois do resultado do IPCA, divulgado na semana passada, os analistas revisaram para cima a projeção de inflação em abril, de 0,41% para 0,44%. A expectativa para maio, no entanto, foi mantida 0,35%. Para a taxa de inflação nos próximos 12 meses, a previsão caiu de 5,55% para 5,48%.

O relatório Focus estima ainda quebra no recorde do superávit da balança comercial. O saldo positivo em 2004 deve ficar em 24,9 bilhões de dólares (contra uma projeção de 24,2 bilhões na semana passada). Em 2003, a balança comercial brasileira ficou positiva em 24,8 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada