Economia

Mantega autoriza resgate de R$12,6 bi do FFIE

Publicação no Diário Oficial com assinatura do ministro autoriza o resgate de cotas do Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização


	Ministro da Fazenda, Guido Mantega: transferência de valores do FFIE para o Fundo Soberano seria uma das manobras do governo para cumprir a meta fiscal de 2012
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Ministro da Fazenda, Guido Mantega: transferência de valores do FFIE para o Fundo Soberano seria uma das manobras do governo para cumprir a meta fiscal de 2012 (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 07h54.

São Paulo - O Conselho Deliberativo do Fundo Soberano publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira resolução assinada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para o resgate de cotas do Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE).

O resgate, que será feito "a critério da Secretaria do Tesouro Nacional", foi autorizado até o limite de 12,6 bilhões de reais, segundo a resolução datada de 28 de dezembro.

Uma fonte do Ministério da Fazenda informou à Reuters na semana passada que o governo promoveu uma série de manobras contábeis para cumprir a meta fiscal de 2012. Uma delas seria a transferência de valores do FFIE, um fundo do governo de natureza privada cujo patrimônio não faz parte da contabilidade governamental, para o Fundo Soberano .

Na mesma edição do DOU, o ministro também publicou despacho em que afirma que a operação de troca de ações da Petrobras por títulos públicos federais do FFIE para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está em conformidade com a lei. A operação tem possibilidade de recompra.

Na véspera, o Tesouro publicou autorização de resgate de cerca de 4,7 bilhões de reais em títulos públicos federais pertecentes à Caixa Econômica para pagamento de dividendos antecipados sobre o lucro da instituição em 2012, em estratégia para ajudar a cumprir a meta de superávit primário do governo .

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilTesouro NacionalMinistério da FazendaGuido Mantega

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1