Economia

Maior banco da Rússia anuncia saída do mercado europeu

As filiais europeias enfrentam "saídas irregulares de fundos e ameaças à segurança de seus funcionários e agências", diz comunicado do principal banco da Rússia

Sberbank (Andrey Smirnov/AFP)

Sberbank (Andrey Smirnov/AFP)

A

AFP

Publicado em 2 de março de 2022 às 07h22.

Última atualização em 2 de março de 2022 às 10h46.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O grupo Sberbank, principal banco da Rússia, anunciou nesta quarta-feira, 2, a saída do mercado europeu, diante das duras sanções ocidentais que enfrenta em represália pela invasão da Ucrânia.

"Na situação atual, o Sberbank decidiu se retirar do mercado europeu", afirma o banco em um comunicado divulgado por agências de notícias russas.

As filiais europeias do banco enfrentam "saídas irregulares de fundos e ameaças à segurança de seus funcionários e agências", acrescenta o comunicado.

Também afirma que o Sberbank não está em condições de aportar liquidez a suas filiais europeias devido a um dispositivo do Banco Central russo.

O banco está presente em oito países europeus: Alemanha, Áustria, Croácia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Sérvia e Bósnia Herzegovina.

"As filiais (europeias) do Sberbank dispõem de um nível elevado de capital e ativos, os fundos dos clientes estão garantidos, de acordo com as legislações locais", afirmou o banco.

A filial do Sberbank na Suíça não está envolvida, informou em um comunicado Polina Trizonova, diretora de comunicação do banco: "A filial do Sberbank na Suíça não faz parte do grupo Sberbank Europa. O banco na Suíça continua funcionando normalmente.

As sanções da União Europeia buscam impedir que os bancos russos tenham acesso aos mercados internacionais de capital.

AO VIVO: Guerra na Ucrânia: Rússia quer apagar a nossa história, afirma Zelensky. Russia afirma ter tomado Kherson. Acompanhe

Acompanhe tudo sobre:BancosUnião EuropeiaRússiaUcrâniaExame HojeEXAME-no-Instagram

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro