Economia

Lula participa de reunião sobre aumento da mistura de biodiesel no diesel nesta sexta-feira

Atualmente, o teor de biodiesel no óleo diesel é de 10%; setor espera aumento gradual para 15% até março de 2024

Biodiesel (Justin Sullivan/AFP)

Biodiesel (Justin Sullivan/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 17 de março de 2023 às 06h00.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira, 17, de reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para discutir o aumento do percentual de biodiesel no óleo diesel. O encontro será às 10h, no Ministério de Minas e Energia. Antes, às 9h, Lula receberá o chefe da pasta, ministro Alexandre Silveira, no Palácio do Planalto.

Atualmente, o teor de biodiesel no óleo diesel é de 10%. A expectativa da Frente Parlamentar Mista de Biodiesel (FPBio) e do setor de biodiesel é que o governo autorize algum aumento imediato e defina um cronograma para elevação gradual da mistura até chegar a 15% em março de 2024.

Na última terça-feira, 14, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, receberam representantes da frente parlamentar do biodiesel para debater o aumento da mistura. Os dois participarão da reunião do CNPE.

Na conversa com a FPBio, Renan Filho teria declarado apoio à expansão da produção e do uso do biodiesel e se comprometido a debater com o governo um caminho para ampliar a produção. Segundo os parlamentares, Tebet disse considerar a expansão do biodiesel positiva para o país.

A FPBio argumenta que aumentar o uso do biodiesel garantiria melhor segurança energética, menos emissões de poluentes e reflexos positivos na saúde da população e nos gastos públicos, pelo potencial de economia de bilhões de reais substituindo a importação de diesel.

 

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisÓleo dieselGoverno LulaMinistério de Minas e Energia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor