Economia

Juro de fundos constitucionais cai para 2,94% ao ano

Medida é temporária e retroativa, valendo para o período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2012


	Para as empresas que estiverem adimplentes, a taxa de juros pode cair para 2,50%
 (Stock Exchange)

Para as empresas que estiverem adimplentes, a taxa de juros pode cair para 2,50% (Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 13h47.

Brasília - O Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu para 2,94% a taxa de juros dos empréstimos para investimentos concedidos com recursos dos fundos constitucionais. A medida é temporária e retroativa, valendo para o período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2012. Anteriormente, a taxa variava entre 4% e 10%.

Para as empresas que estiverem adimplentes, a taxa de juros pode cair para 2,50%. Essa redução da taxa funciona como um bônus de adimplência, segundo o assessor do Tesouro Nacional, Bruno Leal. Ou seja, um bônus para quem está em dia com os pagamentos.

Os fundos constitucionais são três: do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro Oeste (FCO). Leal afirmou que a medida está em linha com a redução da taxa de juros no País. Ele explicou que os financiamentos com esses recursos têm taxas diferenciadas e que, com a queda dos juros, essa diferenciação já não havia mais.

Com a redução dos encargos financeiros, disse Leal, a taxa dos fundos para investimentos fica a mais baixa do mercado, se igualando às do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES.

O secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, João Pinto Rabelo Junior, informou que qualquer empresa dessas regiões pode ter acesso desde que sejam operações de investimentos e produtores rurais. "Essa medida faz parte das ações de dinamização da economia, como as taxas que foram reduzidas para o PSI (Programa de Sustentação do Investimento)", disse.

Acompanhe tudo sobre:EmpréstimosInvestimentos de empresasJuros

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame