Economia

IPC-S tem queda de 0,13 ponto percentual

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getúlio Vargas ficou em 1,13% no período de 13 de fevereiro a 12 de março. O resultado foi inferior em 0,13 ponto percentual ao IPC-S encerrado no último dia 6 e confirma a tendência de queda nas taxas de variação do índice, interrompido momentaneamente entre […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h41.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getúlio Vargas ficou em 1,13% no período de 13 de fevereiro a 12 de março. O resultado foi inferior em 0,13 ponto percentual ao IPC-S encerrado no último dia 6 e confirma a tendência de queda nas taxas de variação do índice, interrompido momentaneamente entre as apurações de 27 de fevereiro e 6 de março.

A taxa de crescimento do IPC-S foi influenciada pelo grupo Alimentação (1,91%, contra 2,06% na última apuração) devido, em grande parte, aos aumentos de preços de hortaliças e legumes (10,22%). Mesmo se os preços desses produtos tivessem se mantido inalterados haveria alta residual dos gêneros alimentícios superior a 1%.

Como tem importância decisiva sobre os rumos da inflação no curto prazo, quanto mais rapidamente os preços do grupo Alimentação se reduzirem, mais pronunciadas serão as quedas nas taxas de variação futuras do IPC-S, segundo a análise da Fundação Getúlio Vargas. As informações são da Agência Brasil.

Das 12 capitais cobertas pelo índice, 10 registraram desaceleração. A maior variação ocorreu em Porto Alegre, passando de 1,28% para 1,76%, enquanto a menor foi registrada em Salvador (de 0,67% para 0,61%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Mais na Exame