Economia

Intenção de consumo de famílias recua em maio, diz CNC

Em maio, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apresentou recuo de 2,2% (127,7 pontos) na comparação com abril e queda de 6,2% em relação a maio de 2012


	A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2013 às 11h55.

Rio de Janeiro - Em maio, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apresentou recuo de 2,2% (127,7 pontos) na comparação com abril e queda de 6,2% em relação a maio de 2012, de acordo com apuração da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O índice está situado no menor nível da série, iniciada em janeiro de 2010.

De acordo com avaliação dos técnicos da CNC, o comprometimento da renda das famílias é alimentado não só pelo nível ainda elevado de endividamento e inadimplência, mas também pela persistência inflacionária ocorrida nos primeiros meses do ano.

Este fator e o maior custo de aquisição de crédito influenciaram negativamente o resultado da ICF no mês.

"O menor otimismo quanto ao mercado de trabalho também vem se refletindo sobre o índice, fato ocorrido novamente no período atual", diz o relatório da CNC.

Apesar do resultado, os índices mantêm-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável de consumo.

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumidoresConsumo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame