Economia

Inflação para a terceira idade diminui

IPC-3i fechou o primeiro trimestre com 1,33%

Entre as oito classes de despesa que compõem o índice, o principal responsável pela queda do índice foi o grupo dos alimentos (Serghei Starus / Dreamstime)

Entre as oito classes de despesa que compõem o índice, o principal responsável pela queda do índice foi o grupo dos alimentos (Serghei Starus / Dreamstime)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 08h50.

Rio de Janeiro – O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação de preços da cesta de consumo de pessoas com mais de 60 anos de idade, registrou inflação de 1,33% no primeiro trimestre deste ano. A taxa é inferior ao 1,68% registrado no último trimestre de 2011, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entre as oito classes de despesa que compõem o índice, o principal responsável pela queda do índice foi o grupo dos alimentos, cuja taxa caiu de 2,38% no quarto trimestre de 2011 para 0,65% no primeiro trimestre deste ano. Esse comportamento foi influenciado pelas quedas de preços de carnes, aves e ovos, além da redução da inflação para as frutas.

Em 12 meses, o IPC-3i acumula alta de 5,31%, variação inferior aos 5,5% registrados pelo Índice de Preços ao Consumidor geral, o IPC-BR, no mesmo período.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEstatísticasIndicadores econômicosInflaçãoIPCTerceira idade

Mais de Economia

Governo abre crédito extraordinário de R$ 12,2 bilhões para o Rio Grande do Sul

Governo avalia usar saldo de Itaipu para isentar contas de luz de consumidores do Rio Grande do Sul

Efeitos das enchentes no RS na economia serão sentidos no PIB e nos preços, diz secretário

Petrobras: novo modelo de venda a distribuidoras deve reduzir preço do gás em até 10%

Mais na Exame