Economia

Inflação deve ficar em 3,5% em 2006, diz BC

Segundo instituição, não há indícios que levem a crer em alta nos preços nos próximos meses

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

O Banco Central(BC) reduziu a projeção de inflação para 2006. De acordo com a instituição, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como referência para a meta de inflação, deve fechar 2006 em 3,5%, abaixo dos 3,8% previstos anteriormente.

O percentual deverá ficar abaixo da meta, que é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. "De acordo com estimativas realizadas, praticamente se anulou a probabilidade de a inflação ultrapassar o limite superior do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para a inflação de 2006", informou o BC no Relatório de Inflação divulgado nesta quinta-feira (28/9).

"Para os próximos meses, não se vislumbram pressões generalizadas sobre preços, sejam de ordem inercial ou relacionadas à recuperação de margens, o que contribui para consolidar as expectativas de que a inflação continue evoluindo de acordo com a trajetória de metas fixada para 2006, 2007 e 2008", afirma o BC. Para o próximo ano, a previsão da instituição é de que o IPCA fique em 4,3%, abaixo da meta de 4,5%.

"A percepção de maior estabilidade da taxa de câmbio continua fortalecendo o quadro de menor pressão inflacionária", destaca o BC.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

s Amazon consegue liminar para manter venda de celular irregular. Anatel diz que vai recorrer

Salário mínimo 2025: quanto será? Veja previsão

Reforma tributária: compra de imóveis e serviços de construção terão redução de 40% na alíquota

Ministro da Previdência vai fazer 'pente-fino' em mais de 800 benefícios temporários

Mais na Exame