Economia

Índia deve entrar em recessão técnica pela primeira vez na história

A pandemia de covid-19 atingiu fortemente a economia da Índia, ao levar à adoção de medidas de confinamento

No primeiro trimestre fiscal, o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreu contração recorde de 23,9% (Atul Loke/Getty Images)

No primeiro trimestre fiscal, o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreu contração recorde de 23,9% (Atul Loke/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 09h34.

Última atualização em 12 de novembro de 2020 às 10h49.

A economia da Índia provavelmente registrou contração pelo segundo trimestre consecutivo, entrando em recessão técnica, segundo um grupo de economistas que inclui um vice-presidente do banco central indiano. "A Índia entrou em recessão técnica no primeiro semestre do ano fiscal de 2020-21 pela primeira vez na história", diz o boletim mensal do RBI, como é conhecido o BC da Índia.

O boletim é produzido pelo Departamento de Pesquisa Econômica e de Políticas do RBI, sob comando do comitê editorial. O comitê, por sua vez, é liderado por Michael Debabrata Patra, vice-presidente do RBI para política monetária.

A pandemia de covid-19 atingiu fortemente a economia indiana, ao levar à adoção de medidas de confinamento. No primeiro trimestre fiscal, o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreu contração recorde de 23,9%. O governo indiano publica dados do segundo trimestre fiscal no próximo dia 27. O ano fiscal indiano vai de abril a março.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaCrise econômica

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção da inflação de 2026 para 4,06%

Alta agora e queda depois: o que esperar do petróleo com crise na Venezuela

Mega da Virada arrecada R$ 3,05 bilhões e destina R$ 1,1 bi ao governo

Salário mínimo de 2026 é 4,4 vezes menor que o ideal, aponta DIEESE