Inadimplência do consumidor cai 7,1% em setembro ante agosto

Em relação a igual mês de 2016, a retração foi de 12,1%, segundo a Boa Vista SCPC
Dívidas: segundo a Boa Vista, a crise econômica inibiu o consumo e, consequentemente, a inadimplência do consumidor (foto/Getty Images)
Dívidas: segundo a Boa Vista, a crise econômica inibiu o consumo e, consequentemente, a inadimplência do consumidor (foto/Getty Images)
T
Thaís Barcellos, do Estadão ConteúdoPublicado em 05/10/2017 às 10:13.

São Paulo - A inadimplência do consumidor caiu 7,1% em setembro na comparação com agosto na série com ajuste sazonal, informou a Boa Vista SCPC nesta quinta-feira, dia 5. Em relação a igual mês de 2016, a retração foi de 12,1%. O indicador também apresenta recuo no acumulado do ano (-2%) e em 12 meses (-2,6%).

Na divisão por regiões, na margem, a maior queda na inadimplência do consumidor foi registrada no Sudeste, de 7,5%. O Nordeste mostrou redução de 6,9%, o Centro-Oeste, de 6,7%, enquanto no Sul, o recuo foi de 6,2% e, no Norte, de 6%.

A Boa Vista SCPC argumenta que a crise econômica inibiu o consumo e, consequentemente, a inadimplência do consumidor. Assim, a empresa projeta que o estoque de inadimplência deve ficar estável neste ano.

"Mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e da renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias", explica em nota.