Gasolina e etanol pesam no IPCA de novembro, diz IBGE

Preço do litro da gasolina subiu 0,63%, enquanto o do etanol aumentou 0,94%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Rio - Os combustíveis ficaram mais caros no mês de novembro, de acordo com os resultados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O preço do litro da gasolina subiu 0,63%, enquanto o do etanol aumentou 0,94%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, o resultado ainda não absorveu o reajuste dos combustíveis anunciado pela Petrobras em 29 de novembro. "Ainda não pegou nada (da alta da gasolina)", disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

A alta dos combustíveis pressionou a variação do grupo Transportes em novembro, também impactado pelo aumento de 6,52% nas passagens aéreas. O grupo saiu de uma variação de 0,17% em outubro para 0,36% em novembro, o equivalente a um impacto de 0,07 ponto porcentual na alta de 0,54% do IPCA do mês.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.