Economia

Furacões devem impactar demanda por petróleo, diz Goldman Sachs

Goldman estima que apenas os furacões Harvey e Irma irão adicionar 600 mil bpd aos estoques globais de petróleo em setembro

Tempestades provavelmente reduzirão a demanda de petróleo em cerca de 300 mil bpd em outubro (Rick Wilking/Reuters)

Tempestades provavelmente reduzirão a demanda de petróleo em cerca de 300 mil bpd em outubro (Rick Wilking/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 10h56.

A demanda por petróleo deverá cair em cerca de 900 mil barris por dia (bpd) em setembro devido ao impacto combinado dos furacões Harvey e Irma, disse o banco Goldman Sachs nesta segunda-feira.

"O Irma vai ter um impacto negativo na demanda por petróleo, mas não na produção ou processamento. O impacto negativo do Harvey na demanda vai seguir maior, no entanto, dada a maior concentração de atividades petroquímicas intensivas em uso de energia em seu caminho", disseram analistas do banco em nota.

O Goldman estima que com essas interrupções na produção e levando em conta o impacto na demanda, apenas os furacões irão adicionar 600 mil bpd aos estoques globais de petróleo em setembro.

O furacão Harvey atingiu os EUA há duas semanas, fechando quase um quarto da capacidade de refino do país, enquanto o Irma atingiu áreas mais povoadas, na Flórida, após chegar à região no domingo.

As tempestades provavelmente reduzirão a demanda em cerca de 300 mil bpd em outubro, segundo estimativas iniciais, disse o Goldman.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)FuracõesGoldman Sachs

Mais de Economia

Governo prevê alta das exportações de petróleo em 2026, diz Alckmin

Veja os 10 países que mais importaram produtos do Brasil em 2025

Balança comercial tem superávit de US$ 68,3 bilhões em 2025, queda de 7,9%

EUA e mais de 100 países chegam a acordo sobre imposto mínimo global com a OCDE