Economia

Fundo Soberano não rivaliza com BC, diz Fazenda

Por AE Brasília - Na tentativa de evitar um novo constrangimento com o Banco Central, o subsecretário de Planejamento Fiscal do Tesouro Nacional, Cléber Oliveira, disse ontem que não há contraposição entre o Ministério da Fazenda e a autoridade monetária por conta da possibilidade de uso do Fundo Soberano do Brasil (FSB) para a compra […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Por AE

Brasília - Na tentativa de evitar um novo constrangimento com o Banco Central, o subsecretário de Planejamento Fiscal do Tesouro Nacional, Cléber Oliveira, disse ontem que não há contraposição entre o Ministério da Fazenda e a autoridade monetária por conta da possibilidade de uso do Fundo Soberano do Brasil (FSB) para a compra de dólares em mercado. "O espírito é de cooperação", disse Oliveira, que ressaltou ainda que a possibilidade de compra de dólar por um outro agente, além do Banco Central, não destrói o sistema de metas de inflação.

Com a edição do decreto publicado anteontem no Diário Oficial da União, que regulamenta o FSB, o Tesouro Nacional poderá comprar ativos para o fundo. Essa possibilidade foi interpretada por alguns analistas do mercado financeiro como uma divisão, na prática, da condução da política cambial entre o Banco Central e o Ministério da Fazenda. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Embraer e Airbus estão no páreo para vender 30 aviões para a Latam reforçar voos regionais no Brasil

Empresas brasileiras e chilenas devem anunciar R$ 82 bilhões em investimentos, diz Apex

Boletim Focus: mercado eleva projeções do IPCA para 2024 e 2025; Selic de 2025 também avança

Plano Real, 30 anos: Qual o legado e o futuro da moeda? Veja episódio final da série da EXAME

Mais na Exame