Economia

Fundo soberano da Noruega tem retorno de 5% no 3º tri

Segundo Norges Bank Investment Management, investimentos em ações tiveram retorno de 7,6%, enquanto os investimentos em renda fixa renderam 0,3%


	Moedas de euro: cerca de 79% de investimentos em renda fixa no fim do trimestre eram denominados em uma das quatro principais moedas - dólar, euro, iene e libra
 (Getty Images)

Moedas de euro: cerca de 79% de investimentos em renda fixa no fim do trimestre eram denominados em uma das quatro principais moedas - dólar, euro, iene e libra (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 14h16.

São Paulo - O fundo soberano da Noruega registrou um retorno de 5% em seus investimentos no terceiro trimestre em meio à contínua recuperação econômica dos mercados desenvolvidos e a atividade mais forte da China.

O Norges Bank Investment Management (NBIM) - braço do banco central norueguês que administra o fundo - disse em um comunicado divulgado nesta sexta-feira que o ganho equivale a 228 bilhões de coroas norueguesas (US$ 38,78 bilhões).

O valor total do fundo em 30 de setembro era de 4,714 trilhões de coroas. Segundo o NBIM, investimentos em ações tiveram retorno de 7,6%, enquanto os investimentos em renda fixa renderam 0,3%.

"Os retornos do mercado de ações no terceiro trimestre foram motivados principalmente pela contínua recuperação econômica dos mercados desenvolvidos", disse Yngve Slyngstad, executivo-chefe do NBIM.

"A tendência negativa dos mercados emergentes continuou no período, mas a atividade econômica mais forte da China liderou uma recuperação no fim do trimestre. Os investimentos em renda fixa continuam com uma performance relativamente pobre."

A agência informou que o fundo aumentou suas posições em bônus emitidos pelo Brasil, pela Espanha e pela Alemanha e diminuiu suas posições em dívidas dos EUA e do Canadá.

Cerca de 79% dos investimentos em renda fixa no fim do trimestre eram denominados em uma das quatro principais moedas - dólar, euro, iene e libra -, de 81,7% no fim de 2012. No fim do terceiro trimestre, o fundo era composto 63,6% por ações, 35,5% por ativos de renda fixa e 0,9% por investimentos imobiliários.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasEuropaFundos soberanosMercado financeiroNoruegaPaíses ricosrenda-fixa

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame