Economia

Fundo da Eurozona está de acordo com tratados europeus

A decisão do tribunal estipula que a análise das condições da adoção do Mecanismo Europeu de Estabilidade "não mostram nenhum elemento que possa afetar a validez"

Moedas de euro sobre bandeira da União Europeia: o MEDE pode entrar em vigor no dia 1 de janeiro se for aprovado pelos 17 Estados membros da Eurozona
 (Philippe Huguen/AFP)

Moedas de euro sobre bandeira da União Europeia: o MEDE pode entrar em vigor no dia 1 de janeiro se for aprovado pelos 17 Estados membros da Eurozona (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2012 às 10h58.

Luxemburgo - O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE) cumpre com os tratados europeus, anunciou nesta terça-feira o Tribunal de Justiça da União Europeia.

O tribunal rejeitou uma demanda do deputado de esquerda irlandês Thomas Pringle, que alegava que o MEDE, estabelecido pelos 17 Estados da Eurozona em fevereiro de 2012, não estava de acordo com a legislação comunitária.

O direito da UE não se opõe à conclusão e ratificação do tratado que institui o MEDE pelos Estados cuja moeda comum é o euro, decidiu o tribunal de Luxemburgo.

A decisão do tribunal estipula que a análise das condições da adoção do MEDE "não mostram nenhum elemento que possa afetar a validez" da decisão adotada pelos Estados da zona do euro.

O MEDE, que pode entrar em vigor no dia 1 de janeiro se for aprovado pelos 17 Estados membros da Eurozona, pretende substituir o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), criado com urgência em 2010 para ajudar Grécia, Irlanda e Portugal.

Acompanhe tudo sobre:EuropaJustiçaUnião Europeia

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro