Economia

Atividade industrial em SP sobe 0,3% em outubro, diz Fiesp

Na mesma base de comparação sem ajuste sazonal, Indicador de Nível de Atividade teve alta de 1,8%. Na comparação com outubro de 2013, porém, o INA caiu 5,1%


	Indústria: para 2014, previsão da Fiesp é de queda de 5,4% na atividade da indústria paulista
 (Andrey Rudakov/Bloomberg)

Indústria: para 2014, previsão da Fiesp é de queda de 5,4% na atividade da indústria paulista (Andrey Rudakov/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2014 às 15h10.

São Paulo - O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista subiu 0,3% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 2, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Na mesma base de comparação, só que na série sem ajuste sazonal, o indicador teve alta de 1,8%. Na comparação com outubro de 2013, porém, o INA caiu 5,1%.

Já no acumulado deste ano até outubro, o INA sem ajuste sazonal registrou recuo de 6,1% em relação a igual período do ano passado, enquanto, no acumulado em 12 meses, o indicador teve queda de 5,7%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), por sua vez, ficou em 79,2 em outubro, de 79,4 em setembro, na série com ajuste, o que representa queda de 0,2%. Na série sem ajuste, em 80,7, ante 80,6.

Em nota de divulgação, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, afirma que o resultado de outubro reitera que 2014 tem sido "um ano péssimo para a indústria".

"A indústria de transformação está em crise e tomara que 2014 termine logo. Vamos para 2015 carregando uma esperança baseada no que não sabemos ainda", afirma em nota enviada à imprensa.

De acordo com Francini, a fala se refere ao novo cenário político econômico que se configura a partir de janeiro de 2015, com a equipe econômica, encabeçada por Joaquim Levy, no Ministério da Fazenda; Nelson Barbosa, no Planejamento, e Alexandre Tombini, que segue no cargo de presidente do Banco Central.

Para 2014, a previsão da entidade é de queda de 5,4% na atividade da indústria paulista.

Revisões

A Fiesp revisou dados do INA de setembro. Na série com ajuste sazonal, em vez de alta de 0,1% na passagem de agosto para setembro, como divulgado anteriormente, o INA teve queda de 0,3% no período. Já na série sem ajuste sazonal, a Fiesp revisou o resultado de uma alta de 1,2% para uma elevação de apenas 0,1%.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoeconomia-brasileiraFiesp

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito