Economia

Fenabrave, Caixa e PAN assinam acordo para concessionárias

Acordo prevê taxas especiais para financiamento de veículos para pessoas físicas e permite o pagamento da primeira parcela depois do carnaval de 2015


	Pelo acordo, primeira parcela poderá ser paga depois do carnaval de 2015
 (Marcelo Camargo/ABr)

Pelo acordo, primeira parcela poderá ser paga depois do carnaval de 2015 (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 15h39.

São Paulo - A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Caixa Econômica Federal e o Banco Pan firmaram hoje (29) acordo que prevê taxas especiais para financiamento de veículos para pessoas físicas e permite o pagamento da primeira parcela depois do carnaval de 2015, além de viabilizar o terceiro Salão Auto Caixa em dezembro. Normalmente são feitas duas edições da feira no ano.

Para pessoas jurídicas, a Caixa facilitará o crédito para renovação de frotas, com novos prazos para pagamento e antecipação de recebíveis.

O chamado Acordo de Final de Ano às Concessionárias determina ainda ajuda às próprias revendedoras com capital de giro para décimo terceiro salário e outras despesas de fim de ano, com taxas a partir de 1,35% ao mês e prazo de até 36 meses para pagar, além de antecipação de recebíveis com taxas a partir de 1,25% ao mês.

Segundo o vice-presidente de Negócios Emergentes da Caixa, Fábio Lenza, o acordo é importante porque renova uma parceria iniciada em 2012, quando firmaram o primeiro acordo para disponibilizar crédito com taxas acessíveis para o setor de veículos e motocicletas.

Entram no acordo também o financiamento de carros importados e pick-ups, além de motocicletas. A Caixa vai trabalhar em conjunto com o Banco PAN, que é seu braço principal no setor de crédito para motocicletas.

“Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com as concessionárias, por meio de produtos e ações diferenciadas para o setor de veículos, e aumentar as vendas até o final do ano, sendo um dos principais parceiros do setor de automóveis tanto financiando o tomador final quanto às concessionárias nas suas despesas do dia a dia”, disse.

Para o diretor-presidente do Banco PAN, José Acar, a iniciativa é importante estrategicamente para o grupo financeiro, já que o segmento de veículos é sua carteira mais significativa e a pretensão é crescer ainda mais.

“Cada vez mais estamos procurando melhoria contínua dos nossos processos, procurando apoiar o setor e propiciando mais crédito. Nosso interesse é convergente com o da Caixa e do setor”.

O presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, disse que o acordo de integração ajudará o setor, principalmente em uma fase em que o mercado se mostra recessivo, com o crédito sendo um dos fatores que contribuem para isso, além de outras variantes que ocorrem no país. “A Fenabrave representa 7.200 revendedores pulverizados no Brasil e 52 marcas, com 70% dos veículos financiados. Entendemos que essa parceria facilitará o processo e que vamos avançar nas vendas baseados nessa nova ferramenta.”

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaBanco PANBancosCaixaCarrosEmpresasVeículos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor