EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.
A receita com exportação de carne bovina em setembro de 2006 cresceu 30% em relação ao mesmo período de 2005, segundo relatório da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) divulgado nesta terça-feira (10/10). Foram exportadas 201 toneladas de carne, somando 353 milhões de dólares.
O resultado mostra que os frigoríficos mantiveram a média de preço em alta, já que o preço médio teve um aumento de 7,57% em relação a 2005. Entre janeiro e setembro, a exportação de carne brasileira rendeu 2,8 bilhões de dólares, registrando um aumento de 17,58% comparado ao ano anterior. A Rússia foi o principal comprador de carne in natura, seguida do Egito e Países Baixos. Já no mercado de carne industrializada, os Estados Unidos e o Reino Unido são os maiores importadores.
O mês de setembro é normalmente marcado pelo recuo nas exportações de carne bovina por causa do período do Ramadã, em que os muçulmanos cumprem um mês de jejum e as operações comerciais dos países islâmicos são reduzidas, e o fim das férias nos países da União Européia, quando as empresas reorganizam suas estratégias para as festas de fim de ano.