Economia

EUA vão pagar US$300 mi para encerrar disputa sobre algodão

Valor é referente a uma compensação para encerrar uma disputa com o Brasil sobre os subsídios que beneficiam os produtores norte-americanos


	Colheita de algodão na fazenda Santana em Luiz Eduardo Magalhães
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Colheita de algodão na fazenda Santana em Luiz Eduardo Magalhães (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 22h20.

Washington/Brasília - Os Estados Unidos vão pagar aos produtores brasileiros de algodão 300 milhões de dólares em compensação para encerrar uma disputa sobre os subsídios do algodão que beneficiam os produtores norte-americanos, afirmaram duas autoridades familiarizadas com o acordo nesta terça-feira.

O acordo será formalmente assinado na quarta-feira de manhã, em Washington, disse um dos funcionários. Em troca do pagamento ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o Brasil concordou em não tomar quaisquer outras medidas comerciais contra os Estados Unidos.

Em 2004, o Brasil venceu na Organização Mundial do Comércio (OMC) uma disputa contra os subsídios recebidos por produtores de algodão dos EUA, ficando com o direito de impor sanções contra produtos norte-americanos no valor de 830 milhões de dólares.

O Brasil concordou em suspender a punição caso os EUA depositassem dinheiro em um fundo de assistência para produtores brasileiros de algodão.

Os EUA pararam de pagar a compensação mensal em outubro do ano passado, devido a divergências no Congresso norte-americano sobre o orçamento federal, o que levou o governo brasileiro a ameaçar impor tarifas mais altas para produtos norte-americanos.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)DiplomaciaBrasil-EUAAlgodão

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro