Economia

Espanha espera retração do PIB no 1º trimestre

O país espera uma contração menor no segundo trimestre, ante a prevista para os primeiros três meses, e um terceiro trimestre estável, disse a autoridade


	As previsões oficiais da Espanha apontam para uma contração de 0,5% do PIB neste ano, mas isso é visto por analistas como muito otimista
 (Jamie McDonald/Getty Images)

As previsões oficiais da Espanha apontam para uma contração de 0,5% do PIB neste ano, mas isso é visto por analistas como muito otimista (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2013 às 13h43.

Madri - O governo da Espanha espera retração da economia entre 0,4% e 0,5% no primeiro trimestre deste ano, ante o último trimestre de 2012, mas permanece confiante de que o crescimento será retomado no quarto trimestre, disse nesta quinta-feira uma autoridade do Ministério das Finanças.

A Espanha espera uma contração menor no segundo trimestre, ante a prevista para os primeiros três meses, e um terceiro trimestre estável, disse a autoridade.

Contudo, esses dados dependem dos custos de captação de empréstimos pelo país e da postura da União Europeia diante da redução do déficit público espanhol.

As previsões oficiais da Espanha apontam para uma contração de 0,5% do PIB neste ano, mas isso é visto por analistas como muito otimista.

O setor privado fala em retração próxima a 1,5% e reportagens recentes divulgadas pela imprensa espanhola sugerem que o governo revise a estimativa para -1,0%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsIndicadores econômicosEspanhaPIB

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1