Economia

Economistas prevêem juros de 3,5% nos EUA no final de 2005

Economistas americanos mudaram as suas previsões sobre os juros no país e passaram a projetar um aumento da taxa já no mês que vem. Em levantamento realizado pela edição online de The Wall Street Journal com 55 economistas, 43 acreditam que os juros vão aumentar de 1% ao ano para 1,25% em junho. No mês passado, os economistas acreditavam que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h32.

Economistas americanos mudaram as suas previsões sobre os juros no país e passaram a projetar um aumento da taxa já no mês que vem. Em levantamento realizado pela edição online de The Wall Street Journal com 55 economistas, 43 acreditam que os juros vão aumentar de 1% ao ano para 1,25% em junho.

No mês passado, os economistas acreditavam que o Federal Reserve  (Fed), o banco central americano, esperaria até setembro para alterar a taxa. A estimativa média agora é que os juros estejam em 1,75% em dezembro e alcancem 2,5% daqui a um ano e 3,5% em dezembo de 2005.

Se os palpites estiverem corretos, será o maior aumento desde 1994. Mas o próprio jornal admite que os entrevistados têm um histórico de erros em suas previsões. "Pouquíssimos anteciparam que o Fed cortaria os juros tão agressivamente como fez durante a recessão de 2001, e poucos viram taxas ainda em queda em 2002 e 2003."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Salário mínimo: Haddad confirma nova regra de reajuste e diz que piso continuará acima da inflação

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha R$ 5 mil e tributação para renda superior a R$ 50 mil

Banco Central russo para de comprar moedas estrangeiras para frear desvalorização do rublo

CCJ conclui audiências sobre reforma tributária, mas votação do parecer ainda não tem data