Economia

Economistas mantêm estimativa de Selic

Expectativa para inflação foi elevada a 5,85%


	Dinheiro :expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 foi mantida em 2,50%
 (USP Imagens)

Dinheiro :expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 foi mantida em 2,50% (USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2013 às 08h19.

São Paulo - Economistas de instituições financeiras mantiveram a perspectiva de continuidade do ajuste das condições monetárias no país, ao mesmo tempo em que elevaram ligeiramente a projeção para a inflação neste ano.

A pesquisa Focus do Banco Central nesta segunda-feira mostrou que a estimativa para a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste ano, em 26 e 27 de novembro, foi mantida em novo aumento de 0,5 ponto percentual na Selic, encerrando o ano a 10 por cento.

Com a inflação ainda em níveis elevados, o BC já sinalizou que seguirá com o aperto dos juros, depois de uma série de altas que levou a taxa básica de juros ao patamar atual de 9,5 por cento.

Para 2014, a expectativa no Focus foi mantida em 10,25 por cento.

A mediana das estimativas do Top 5 de médio prazo, com as instituições que mais acertam as projeções nesse período, também manteve a perspectiva de que a Selic encerrará 2013 em 10 por cento. Mas para o próximo ano a projeção foi elevada a 10,75 por cento, ante 10,50 por cento na semana anterior.

INFLAÇÃO Já para a inflação a mediana das projeções aponta estimativa para alta do IPCA deste ano em 5,85 por cento, ante 5,83 por cento. Para 2014 a projeção para a elevação do indicador foi mantida em 5,92 por cento.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o Focus mostrou que a projeção de expansão permaneceu em 2,50 por cento para este ano e em 2,13 por cento para 2014.

Um dos principais pesos sobre a economia é a indústria, com performance errática neste ano. Em setembro a produção do setor se recuperou de dois meses de fraqueza com avanço de 0,7 por cento, segundo dados do IBGE, mas fechou o terceiro trimestre com retração de 1,4 por cento.

No Focus, os economistas veem expansão da indústria neste ano de 1,77 por cento, ante 1,80 por cento na pesquisa anterior.

Atualizado às 9h19

Acompanhe tudo sobre:Boletim FocusEstatísticasIndicadores econômicosPIBPIB do BrasilSelic

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor