Economia

Dubai pensa em impedir pobres de comprar carros

Para combater trânsito, diretor-geral da municipalidade considera estabelecer piso de renda para limitar venda de carros, segundo jornal local

Carros em volta de um shopping em Dubai: trânsito é problema na cidade (Gabriela Maj/Bloomberg)

Carros em volta de um shopping em Dubai: trânsito é problema na cidade (Gabriela Maj/Bloomberg)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 16 de fevereiro de 2014 às 21h15.

São Paulo - O trânsito anda complicado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e medidas controversas estão sendo analisadas para enfrentar o problema.

Uma delas é limitar a compra de veículos para quem comprovar renda acima de um determinado nível, de acordo com reportagem do jornal local The National.

"O número de carros é o maior desafio para a cidade de Dubai no futuro (...) A capacidade das nossas estradas não pode receber todos estes carros sem leis regulando a posse", declarou Hussain Lootah, diretor-geral da municipalidade, em um fórum de negócios na Alemanha.

Ele considera que programas de educação e conscientização não teriam efeito porque mais de 200 nacionalidades diferentes convivem na cidade.

A alternativa, além da restrição de compra, seria aumentar o custo de combustível, estacionamento e seguro.

Hassan também citou o maior uso do transporte público como um possível caminho: “Há outras alternativas: táxis, ônibus, metrô. Vamos expandir o metrô, estação por estação." 

Acompanhe tudo sobre:CarrosAutoindústriaVeículosTrânsitomobilidade-urbanaUrbanismoDubai

Mais de Economia

Em 1º turno, Câmara aprova PEC que estabelece gasto mínimo para assistência social

FGTS como garantia para crédito consignado deve sair em maio, diz Dataprev

Governo vai subir para 32% a proporção de etanol na gasolina no 1º semestre, diz Silveira

Governo publica decreto que zera alíquotas do PIS/Cofins para querosene de aviação