Economia

Pacote de investimento para portos sai na 5a, diz Dilma

A série de medidas para terminais portuários segue pacote semelhante destinado a rodovias e ferrovias

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 17h44.

A presidente Dilma Rousseff disse que o governo anunciará na quinta-feira um conjunto de ações de investimentos e novas regras regulatórias para portos, em mais uma tentativa de reduzir os gargalos de infraestrutura e estimular o crescimento do país.

A série de medidas para terminais portuários segue pacote semelhante destinado a rodovias e ferrovias, que repassou à iniciativa privada projetos na ordem de 133 bilhões de reais, num esforço de modernizar a infraestrutura logística do país, apontada como um dos gargalos para o crescimento e eficiência da economia brasileira.

"Os investimentos público e privado são a chave para o nosso crescimento sustentável, pois esta parceria entre o público e o privado amplia a nossa capacidade de produzir, de escoar, de exportar, de importar também", disse Dilma nesta segunda-feira, durante cerimônia de ampliação do Porto do Itaqui, no Maranhão.

A presidente disse que a retomada do crescimento brasileiro vai impôr desafios ao setor portuário, e que os investimentos nesta área possibilitarão "reduzir custos e elevar a eficiência".

"(O plano de portos é) para dar estabilidade ao investimento, dar previsibilidade ao investimento, para ampliar a competitividade e assegurar a eficiência", disse Dilma.

O pacote para portos está há meses sendo elaborado pelo governo, e a previsão inicial era de que fosse anunciado em setembro.

Há expectativa também de que o governo anuncie um pacote semelhante destinado a aeroportos, cuja infraestrutura não acompanhou o crescimento da demanda nos últimos anos. A questão aeroportuária é um dos pontos de maior preocupação na realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilInvestimentos de governoGoverno

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo