Economia

Déficit das contas correntes atinge nível mais alto desde 2008

Esse déficit americano, que alcançou 3,6% do PIB, aumentou pela alta do déficit comercial

A cifra foi superior ao esperado pelos analistas, que aguardavam algo em torno dos 130,9 bilhões de dólares (Jo Yong hak/Reuters)

A cifra foi superior ao esperado pelos analistas, que aguardavam algo em torno dos 130,9 bilhões de dólares (Jo Yong hak/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2012 às 11h04.

Washington - O déficit de contas correntes dos Estados Unidos aumentou no primeiro trimestre em seu nível mais alto desde o final de 2008, a 137,3 bilhões de dólares, segundo cifras publicadas nesta quinta-feira pelo departamento de Comércio.

Este déficit, que alcançou 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) contra 3,1% dos últimos três meses de 2011, aumentou pela alta do déficit comercial.

A cifra foi superior ao esperado pelos analistas, que aguardavam algo em torno dos 130,9 bilhões de dólares, enquanto que a balança comercial registrou um déficit de 151 bilhões de dólares durante o trimestre.

O superávit das transferências internacionais de rendimentos se reduziu a 47,6 bilhões de dólares, com a diminuição da rentabilidade dos investimentos diretos dos americanos no exterior.

Os fluxos líquidos de transferências correntes unilaterais (que incluem principalmente a ajuda internacional e as remessas dos imigrantes) registraram uma leve alta, para situar-se num resultado negativo de 33,9 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDéficit comercialDéficit públicoDólarEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosMoedasPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame