EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h40.
O déficit na balança comercial americana subiu para 41,3 bilhões de dólares, 4,4% a mais do que agosto. As importações totais foram de 127,4 bilhões de dólares (+3,3%), e as exportações cresceram 2,8%, para 86,2 bilhões de dólares. O resultado supera as estimativas iniciais, que apontavam para um déficit de 40,5 bilhões de dólares.
Canadá e Japão causaram, cada um, pouco mais de 5 bilhões de dólares de déficit nas contas comerciais americanas. Mas o que vem causando mal-estar é o desempenho chinês. O déficit na relação comercial dos EUA com a China atingiu o recorde de 12,7 bilhões de dólares. Segundo a edição de hoje do jornal The New York Times, o resultado potencializa pressões no Congresso americano por punição a "práticas comerciais desleais" supostamente praticadas por aquele país.
Desemprego
Treze mil trabalhadores dos Estados Unidos requisitaram seguro desemprego na semana passada. O total de pedidos em aberto é de 366 mil. Foi a sexta semana consecutiva em que o total ficou abaixo de 400 mil, o que indica, segundo economistas, que o mercado de trabalho está estável.