Economia

CVM edita regra de combate à lavagem de dinheiro

De acordo com a autarquia, a principal mudança é a inclusão da obrigatoriedade de se realizar a "comunicação negativa"


	Dinheiro: a CVM ressaltou que a comunicação de transações suspeitas já deve ser direcionada ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), e não mais à CVM, após lei de 2012.
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Dinheiro: a CVM ressaltou que a comunicação de transações suspeitas já deve ser direcionada ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), e não mais à CVM, após lei de 2012. (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 15h34.

São Paulo - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou nesta terça-feira que alterou regra do sistema financeiro para tornar mais eficiente o combate à lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.

De acordo com a autarquia, a principal mudança é a inclusão da obrigatoriedade de se realizar a "comunicação negativa", ou envio ao órgão regulador ou fiscalizador de determinada atividade sobre não ocorrência de operações financeiras suspeitas e "demais situações que geram a necessidade de realizar comunicações".

"A comunicação deve ser enviada até 31 de janeiro de cada ano pelos destinatários da norma (...) tendo como referência o ano anterior", afirmou a CVM em comunicado.

A instrução anterior, de 1999, listava entre os destinatários pessoas jurídicas que lidam com títulos ou valores mobiliários e bolsas de valores. A nova norma incluiu nesta lista consultores de valores mobiliários e auditores independentes que atuam na área.

A CVM ressaltou que a comunicação de transações suspeitas já deve ser direcionada ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), e não mais à CVM, após lei de 2012.

Acompanhe tudo sobre:CVMLavagem de dinheiro

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame