Custo do cheque especial é de 183,3% ao ano em setembro

Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, o cheque especial ganhou destaque, cuja taxa subiu de 172,8% ao ano para 183,3%

Brasília - A taxa média de juros no crédito livre caiu de 32,2% ao ano em agosto para 31,9% ao ano em setembro. É o menor nível desde abril, quando estava em 31,7%.

Para pessoa física, a taxa média de juros no crédito livre passou de 43,1% ao ano para 42,8% ao ano, no período, enquanto para a pessoa jurídica seguiu em 22,8% ao ano.

Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, destaque para o cheque especial, cuja taxa subiu de 172,8% ao ano para 183,3% ao ano na mesma comparação. Para o crédito pessoal, caiu de 45,4% ao ano para 44,3% ao ano.

Para veículos, os juros subiram de 18,7% ao ano em agosto para 18,9% ao ano no mês passado no caso de pessoa jurídica. Já para pessoa física, o juro médio para aquisição de automóveis passou de 23,2% em agosto para 22,8% em setembro.

A taxa média de juros no crédito total, que inclui também as operações direcionadas, caiu de 21,1% ao ano em agosto para 21,0% ao ano em setembro. O juro médio do crédito direcionado passou de 8,0% ao ano para 8,1% ao ano na mesma comparação.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.