Economia

Crise EUA-Iraque volta a ameaçar o preço do petróleo

O petróleo teve ontem um dia de forte oscilação e fechou em alta no mercado de Londres, revertendo a tendência de desvalorização. A alta foi inevitável, mesmo com a divulgação do relatório semanal do Instituto Americano de Petróleo (API) e do Energy Information Administration (EIA), apontando alta nos estoques de petróleo nos Estados Unidos na […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h31.

O petróleo teve ontem um dia de forte oscilação e fechou em alta no mercado de Londres, revertendo a tendência de desvalorização. A alta foi inevitável, mesmo com a divulgação do relatório semanal do Instituto Americano de Petróleo (API) e do Energy Information Administration (EIA), apontando alta nos estoques de petróleo nos Estados Unidos na última semana.

Os estoques americanos aumentaram 6,6 milhões de barris, ou 2,3%. Na semana anterior, o API havia anunciado um declínio de 9,5 milhões de barris.

Já o EIA apontou uma alta de 2,8 milhões de barris nos estoques de petróleo, 0,93% acima do nível constatado na última semana, e uma alta de 0,7 milhões de barris nos estoques de gasolina, 0,33% acima da última semana.

A cotação da commodity tem sido pressionada pela expectativa que predomina no mercado de que a Opep decidirá manter suas cotas de produção na próxima reunião da organização, agendada para o dia 19 de setembro. Por outro lado, existe o temor de que os Estados Unidos decidam atacar o Iraque, um dos maiores produtores do mundo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Empresas podem regularizar divergências em PIS e Cofins até novembro

Governo vai aplicar imposto de 15% sobre lucro de multinacionais

BC gasta até R$ 50 milhões ao ano para manter sistema do Pix, diz Campos Neto

Governo edita MP que alonga prazo de dedução de bancos e deve gerar R$ 16 bi de arrecadação em 2025