Economia

Crescimento de 0,6% do PIB era esperado, avalia Fiesp

Entre os itens que contribuem para a elevação do custo, a entidade destaca a alta carga tributária


	Skaf: diante dos últimos resultados, a expectativa da entidade é que a economia cresça 1% este ano
 (Rogerio Montenegro/EXAME)

Skaf: diante dos últimos resultados, a expectativa da entidade é que a economia cresça 1% este ano (Rogerio Montenegro/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 15h37.

São Paulo – Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2012 era esperado. “Embora a maioria dos analistas tenha se surpreendido, o crescimento de 0,6% deu um contorno numérico à sensação que tínhamos”, disse o presidente da federação, Paulo Skaf, por meio de nota.

A entidade avalia que os altos custos de produção inibem os investimentos privados. Entre os itens que contribuem para a elevação do custo, a entidade destaca a alta carga tributária, o custo dos empréstimos, o excesso de burocracia e o preço da energia elétrica.

A Fiesp critica ainda a morosidade do investimento público e a falta de regulamentação para as novas concessões e parcerias público-privadas. A federação acredita que os dois fatores, aliados ao baixo investimento privado, provocaram a “redução do investimento agregado da economia pelo quinto trimestre consecutivo, mais longo período de queda nos últimos 13 anos”, assinala a nota.

Diante dos últimos resultados, a expectativa da entidade é que a economia cresça 1% este ano. “Se não forem recuperadas as condições do investimento, em 2013 teremos dificuldades para crescer mais que 3%", declarou Skaf.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaFiespIndicadores econômicosPIBServiços

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame