Economia

Cortes podem prejudicar recuperação, diz indicado ao Tesouro

Jack Lew, o ex-chefe de gabinete da Casa Branca, foi nomeado pelo presidente Barack Obama para substituir Timothy Geithner, que deixou o cargo no dia 25 de janeiro


	Jack Lew: "Também temos que evitar fazer alguma coisa que degrade nossa segurança nacional ou tire a recuperação econômica dos trilhos", disse
 (AFP/ Mark Wilson)

Jack Lew: "Também temos que evitar fazer alguma coisa que degrade nossa segurança nacional ou tire a recuperação econômica dos trilhos", disse (AFP/ Mark Wilson)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2013 às 17h56.

Washington - Os cortes automáticos programados para o dia 1º de março podem prejudicar a recuperação econômica dos EUA, disse Jack Lew, nomeado para a secretaria de Tesouro dos EUA, ao Congresso nesta quarta-feira.

Lew, que enfrentou um interrogatório no Comitê Financeiro do Senado para confirmação de sua nomeação, alertou que um confisco de US$85 bilhões, cortes programados para começar no começo do mês se o Congresso não chegar a um compromisso, atingiria o crescimento econômico.

"Mesmo se continuarmos com a redução do déficit, precisamos garantir que teremos espaço suficiente para investimentos críticos em educação, pesquisa e infraestrutura que precisamos para que nossa economia cresça e possa competir globalmente", disse Lew ao Senado.

"Também temos que evitar fazer alguma coisa que degrade nossa segurança nacional ou tire a recuperação econômica dos trilhos através de mudanças abruptas de curto prazo".

"Este é o motivo pelo qual não podemos permitir que uma série de gastos automáticos nocivos conhecidos como confisco entre em vigor no dia 1º de março. Esses cortes imporiam feridas auto-infligidas à recuperação e colocaria muito mais empregos e empresas em risco".

Lew, o ex-chefe de gabinete da Casa Branca, foi nomeado pelo presidente Barack Obama para substituir Timothy Geithner, que deixou o cargo no dia 25 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame