Economia

Consumo deve cair em São Paulo no próximo trimestre, diz pesquisa

A intenção de consumo na cidade de São Paulo entre abril e junho está mais baixa do que a registrada no início do ano. Segundo pesquisa realizada pelo Provar (Programa de Administração e Varejo), da USP, 37% dos entrevistados não pretendem comprar produtos duráveis ou semi-duráveis nos próximos três meses. No início do ano, esse […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h50.

A intenção de consumo na cidade de São Paulo entre abril e junho está mais baixa do que a registrada no início do ano. Segundo pesquisa realizada pelo Provar (Programa de Administração e Varejo), da USP, 37% dos entrevistados não pretendem comprar produtos duráveis ou semi-duráveis nos próximos três meses. No início do ano, esse índice era de 34,8%.

Apesar da queda, o índice está dentro da média histórica do levantamento, realizado desde outubro de 1999, diz João Paulo Lara de Siqueira, coordenador de pesquisa do Provar. No início do ano passado, chegou a 85,3% o percentual de entrevistados que afirmaram não ter intenção de compra. Devido à oscilação do dólar e à instabilidade em virtude das eleições, 2002 foi um ano muito atípico , diz Siqueira.

A pesquisa, feita com 408 consumidores, avalia a intenção de compra de automóveis, material de construção, autopeças, eletroeletrônicos, informática, linha branca, móveis, foto e ótica e produtos para cama, mesa e banho. Todos esses segmentos registraram queda na intenção de compra com relação ao trimestre anterior, com exceção dos produtos de cama, mesa e banho e da linha branca.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Haddad reafirma compromisso com déficit zero e diz que vai rever receita de 2024 com o Carf

Haddad diz que governo deve propor taxação de big techs ainda neste ano

Câmara aprova texto-base do projeto que reonera a folha de pagamentos a partir de 2025

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis