Confiança do consumidor do Brasil sobe em maio

O Índice da Situação Atual (ISA) também apresentou ganhos, porém de apenas 0,8 ponto, atingindo 65,5 pontos

São Paulo – As expectativas melhoraram com força e a confiança do consumidor brasileiro registrou alta em maio, após dois meses seguidos de queda, apontou a Fundação Getulio Vargas nesta terça-feira.

A FGV informou que seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,5 pontos em maio, atingindo 67,9 pontos.

Com elevação de 5,3 pontos, o Índice de Expectativas (IE)registrou a maior alta desde outubro de 2011 e foi o destaque neste mês, chegando a 71,1 pontos.

Este é o maior nível desde junho de 2015 (73,1). O Índice da Situação Atual (ISA) também apresentou ganhos, porém de apenas 0,8 ponto, atingindo 65,5 pontos.

“Pela primeira vez desde dezembro de 2013, o consumidor não está pessimista em relação à evolução da economia nos meses seguintes. Como o novo governo não teve tempo para mudanças parece que o desfecho da primeira fase do processo de impeachment alterou positivamente o humor de uma parcela dos consumidores”, explicou a coordenadora da sondagem do consumidor da FGV, Viviane Seda Bittencourt, em nota.

Os consumidores vivem agora as expectativas em torno do governo do presidente interino Michel Temer, que defende a reforma da Previdência e redução dos gastos públicos. No Ministério da Fazenda assumiu Henrique Meirelles, que indicou Ilan Goldfjan para assumir o Banco Central.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.