Confiança do consumidor do Brasil sobe em dezembro
Levantamento da Thomson Reuters/Ipsos foi puxado pela forte melhora da percepção das condições atuais e dos investimentos
Modo escuro
Comércio em SP: confiança de consumidores e agentes econômicos é tida como essencial pelo governo para a retomada econômica (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Publicado em 14 de dezembro de 2016 às, 14h13.
São Paulo - A confiança do consumidor brasileiro avançou em dezembro diante da forte melhora da percepção das condições atuais e dos investimentos, voltando a patamares que não eram vistos desde meados de 2015, apontou o indicador da Thomson Reuters/Ipsos divulgado nesta quarta-feira.
O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, na sigla em inglês) avançou 2,2 pontos neste mês e chegou a 40,5. A última vez que o indicador ficou na casa dos 40 pontos foi em junho de 2015, quando atingiu 40,1 depois de chegar a 42,2 em maio.
A alta mais forte foi registrada pelo subíndice que avalia as condições atuais, que foi a 32,4, 5,7 pontos acima da leitura de novembro.
Também apresentou forte alta o quesito que mede o clima de investimentos, de 4,9 pontos, indo a 42,5. O subíndice de emprego também avançou, 1,9 ponto, chegando a 29,7 em dezembro.
A única queda foi registrada no subíndice de expectativas, para 61,8 após recuo de 3,4 pontos na comparação com novembro.
A confiança de consumidores e agentes econômicos é tida como essencial pelo governo para a retomada econômica.
Entretanto, em novembro o índice de confiança do consumidor medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) recuou após seis altas seguidas ao apresentar também piora das expectativas.
Últimas Notícias
Textos de reforma do IR podem ser enviados ao Congresso a cada consenso, diz Haddad
Há uma semana
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.