Economia

Com greve, ABPA prevê perda de 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos

Associação ainda afirma que os produtores que contam com estoques estão fracionando para prolongar ao máximo a oferta do alimento

Greve: ABPA diz que a falta de ração nas unidades produtivas pode causar a perda de 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos nos próximos dias (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Greve: ABPA diz que a falta de ração nas unidades produtivas pode causar a perda de 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos nos próximos dias (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de maio de 2018 às 13h37.

São Paulo - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz que a falta de ração nas unidades produtivas pode causar a perda de 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos nos próximos dias. O balanço sobre os efeitos da greve dos caminhoneiros foi dado com exclusividade ao Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Além disso, estima-se que 152 plantas estão paradas e mais de 220 mil trabalhadores sem exercer suas funções. "O acordo consolidado ontem (25) entre governo federal e caminhoneiros ainda não surtiu efeito nas estradas. Caminhões com carga viva não são autorizados a transitar. A situação mais grave está no trânsito de ração", diz a nota da ABPA.

A associação ainda afirma que os produtores que contam com estoques estão fracionando para prolongar ao máximo a oferta do alimento. "A estimativa, entretanto, é de que até a próxima segunda-feira todo o plantel fique sem ração", acrescenta o comunicado.

Neste momento, representantes do setor estão em Brasília aguardando uma medida das autoridades para uma solução definitiva da greve. "Empresas poderão fechar pelos prejuízos causados pela paralisação. Uma intervenção rápida e forte por parte do governo é urgente", diz a ABPA.

Acompanhe tudo sobre:CaminhoneirosCarnes e derivadosGrevesPrejuízo

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação