Economia

Cobranças de devedores no RJ serão feitas por processo eletrônico

Rio de Janeiro - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter, assinaram hoje (9) convênio para a implantação do Projeto de Execução Fiscal Eletrônica, que tem como objetivo tornar mais rápida a cobrança de devedores do município e, assim, aumentar a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter, assinaram hoje (9) convênio para a implantação do Projeto de Execução Fiscal Eletrônica, que tem como objetivo tornar mais rápida a cobrança de devedores do município e, assim, aumentar a arrecadação. Com a tramitação eletrônica, as ações de cobrança poderão ser acompanhadas virtualmente.

"Isto vai dificultar a vida do mau pagador, daqueles que apostam na impunidade e na eventual lentidão dos poderes constituídos, como os Poderes Executivo e Judiciário. Certamente o sonegador e as pessoas que estão inadimplentes com seus tributos tenderão a normalizar a sua situação a partir do momento que perceberem que os instrumentos de cobrança estão cada vez mais ágeis", avaliou o prefeito.

Segundo Paes, a implementação do sistema promete facilitar o controle e o acompanhamento das ações e deve reduzir em seis meses, em média, o tempo de andamento de cada processo, que, hoje, é de um ano em média. "Esse aprimoramento permite desafogar os cerca de 1 milhão de processos, inadministráveis pelo TJ [Tribunal de Justiça] sem o uso da nova tecnologia que está sendo anunciada", afirmou.

O presidente do tribunal disse que o processo de digitalização das ações mais antigas começará a ser feito imediatamente. "O grande problema que existe hoje é o volume de papel, já que há milhares de ações paradas por falta desse tipo de sistema. A ideia é que tudo daqui pra frente seja feito por meio eletrônico", disse Zveiter.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDívidas pessoaisJustiçaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor