Economia

CNI: confiança do consumidor fica estável em abril

A confederação explica que estabilidade do índice em abril resulta de comportamentos contrários de seus componentes

O índice que mede expectativa de compra de bens de maior valor alcançou 113,6 pontos em abril, ante 111,9 pontos em fevereiro (Germano Luders/EXAME)

O índice que mede expectativa de compra de bens de maior valor alcançou 113,6 pontos em abril, ante 111,9 pontos em fevereiro (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 13h23.

Brasília - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), marcou 113,0 pontos em abril. Isso representa uma pequena queda em relação a março, quando o índice alcançou 113,2 pontos; e alta perante os 112,0 pontos de abril do ano passado. Ou seja, a confiança do consumidor permanece estável. "O indicador encontrou um novo patamar, por enquanto", afirma Marcelo Azevedo, economista da CNI responsável pela pesquisa.

A confederação explica que estabilidade do índice em abril resulta de comportamentos contrários de seus componentes. Os itens relacionados aos aspectos financeiros e expectativa de renda pioraram na comparação mensal, mas os índices restantes melhoraram, sobretudo expectativa de desemprego. O Inec é composto por seis indicadores: expectativas de inflação, de desemprego e de renda pessoal; além índices sobre situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor.

O índice que mede expectativa de compra de bens de maior valor alcançou 113,6 pontos em abril, ante 111,9 pontos em fevereiro. "É possível deduzir que a redução dos juros tenha influenciado o indicador de compras", explica Azevedo. O índice que mede expectativa de inflação chegou a 106,7 pontos em abril (ante 106,2 pontos, em março); e o índice que mensura a expectativa de desemprego chegou a 128,7 pontos este mês (frente 125,4 pontos no mês passado).

Já o índice sobre expectativa de renda pessoal caiu para 112,1 pontos (ante 114,9 pontos, em março). O indicador sobre situação financeira ficou em 112,8 pontos (frente 114,0 pontos no mês passado). Também caiu para 106,5 pontos o índice sobre endividamento neste mês (ante 108,3 pontos, em março), o que significa piora nesse quesito.

O Inec é elaborado pela CNI a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional conduzida pelo Ibope Inteligência junto a 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaConsumoIndústria

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos