Economia

CNI: confiança do consumidor fica estável em abril

A confederação explica que estabilidade do índice em abril resulta de comportamentos contrários de seus componentes

O índice que mede expectativa de compra de bens de maior valor alcançou 113,6 pontos em abril, ante 111,9 pontos em fevereiro (Germano Luders/EXAME)

O índice que mede expectativa de compra de bens de maior valor alcançou 113,6 pontos em abril, ante 111,9 pontos em fevereiro (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 13h23.

Brasília - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), marcou 113,0 pontos em abril. Isso representa uma pequena queda em relação a março, quando o índice alcançou 113,2 pontos; e alta perante os 112,0 pontos de abril do ano passado. Ou seja, a confiança do consumidor permanece estável. "O indicador encontrou um novo patamar, por enquanto", afirma Marcelo Azevedo, economista da CNI responsável pela pesquisa.

A confederação explica que estabilidade do índice em abril resulta de comportamentos contrários de seus componentes. Os itens relacionados aos aspectos financeiros e expectativa de renda pioraram na comparação mensal, mas os índices restantes melhoraram, sobretudo expectativa de desemprego. O Inec é composto por seis indicadores: expectativas de inflação, de desemprego e de renda pessoal; além índices sobre situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor.

O índice que mede expectativa de compra de bens de maior valor alcançou 113,6 pontos em abril, ante 111,9 pontos em fevereiro. "É possível deduzir que a redução dos juros tenha influenciado o indicador de compras", explica Azevedo. O índice que mede expectativa de inflação chegou a 106,7 pontos em abril (ante 106,2 pontos, em março); e o índice que mensura a expectativa de desemprego chegou a 128,7 pontos este mês (frente 125,4 pontos no mês passado).

Já o índice sobre expectativa de renda pessoal caiu para 112,1 pontos (ante 114,9 pontos, em março). O indicador sobre situação financeira ficou em 112,8 pontos (frente 114,0 pontos no mês passado). Também caiu para 106,5 pontos o índice sobre endividamento neste mês (ante 108,3 pontos, em março), o que significa piora nesse quesito.

O Inec é elaborado pela CNI a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional conduzida pelo Ibope Inteligência junto a 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaConsumoIndústria

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE