Economia

Clima de otimismo ronda mercados nacionais

O saldo pode não ser tão positivo, mas pelo menos o câmbio chega ao "recesso" de final de ano abaixo dos 3,50 reais por dólar - se o otimismo dos investidores continuar no dia de hoje. Ontem, o dólar fechou a 3,47 reais, a Bovespa em 11.000 pontos e o risco-país em 1.400 pontos. A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h29.

O saldo pode não ser tão positivo, mas pelo menos o câmbio chega ao "recesso" de final de ano abaixo dos 3,50 reais por dólar - se o otimismo dos investidores continuar no dia de hoje.

Ontem, o dólar fechou a 3,47 reais, a Bovespa em 11.000 pontos e o risco-país em 1.400 pontos.

A rolagem de uma dívida que vence dia 2 de janeiro é o melhor exemplo da onda de otimismo do mercado neste final de ano: dois terços de um total de 2,6 bilhões de dólares em contratos cambiais foram estendidos pelo Banco Central sem dificuldades.

Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um documento elogiando a performance do Brasil no acordo pelo qual o país acaba de ganhar direito a sacar mais 3,1 bilhões de dólares.

Hoje serão divulgados indicadores importantes, que mostrarão se o quadro positivo se estenderá até os primeiros meses do governo Lula. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e o BC informa o resultado primário do governo central e divulga nota sobre juros e spread bancário. Nos Estados Unidos será anunciado o PIB do terceiro trimestre.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Chinesa GWM diz a Lula que fábrica em SP vai produzir de 30 mil a 45 mil carros por ano

Consumo na América Latina crescerá em 2025, mas será mais seletivo, diz Ipsos

Fed busca ajustes 'graduais' nas futuras decisões sobre juros