Economia

China lança medidas sobre empréstimos de bancos

A Comissão Regulatória Bancária da China (CBRC, na sigla em inglês) alertou os bancos para gerenciarem "com prudência" suas operações de financiamento, dizendo que o desvio de empréstimos pode prejudicar a estabilidade do setor. Em seu último esforço para impedir que empréstimos bancários emitidos desde o final de 2008 sejam desviados ou apresentem riscos ao […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

A Comissão Regulatória Bancária da China (CBRC, na sigla em inglês) alertou os bancos para gerenciarem "com prudência" suas operações de financiamento, dizendo que o desvio de empréstimos pode prejudicar a estabilidade do setor. Em seu último esforço para impedir que empréstimos bancários emitidos desde o final de 2008 sejam desviados ou apresentem riscos ao sistema financeiro, a CBRC anunciou regras com vigência imediata. A iniciativa busca garantir que os empréstimos para pessoas e empresas sejam administrados de forma apropriada. O órgão também exigiu que os bancos permaneçam atentos com relação aos empréstimos, mesmo após terem sido feitos.

Dada a situação de rápida expansão do crédito, garantir a segurança dos fundos emprestados e efetivamente impedir riscos nas operações diárias já se tornou uma tarefa chave para os bancos e o órgão regulador do setor. As regras permitem aos bancos emitir empréstimos diretamente para o tomador de modo a garantir que os fundos sejam utilizados para o devido propósito. Tal acordo visa "impedir e erradicar fraudes e falsificações no uso de fundos emprestados", afirmou a CBRC. Analistas disseram que os empréstimos bancários têm sido desviados para investimento no mercado acionário. A medida não busca dificultar o processo, e sim evitar que bancos estendam os empréstimos pessoais para fins não especificados, segundo o órgão.

As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaFinançasFinanciamento de grandes empresassetor-financeiro

Mais de Economia

Governo convoca reunião para discutir mudança no teto de juros consignado do INSS

Comunicação do governo e inflação: os recados de Haddad para 2026

Haddad: reforma dos supersalários e previdência militar devem ser votados em 2025

Haddad: ajuste de Milei recai sobre base da pirâmide e 60% dos argentinos estão na pobreza