Economia

China aumenta importações de soja do Brasil em 50% ao ano

No acumulado de janeiro a maio, aumento foi de 48,8% em relação ao mesmo período de 2015


	Soja: no acumulado de janeiro a maio, aumento de importações foi de 48,8% em relação ao mesmo período de 2015
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Soja: no acumulado de janeiro a maio, aumento de importações foi de 48,8% em relação ao mesmo período de 2015 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2016 às 08h15.

Priorizar nos meus resultados Google

As importações de soja do Brasil pela China no acumulado do ano, de janeiro amaio, aumentaram 48,8 por cento em relação ao mesmo período de 2015, para cerca de 14 milhões de toneladas, de acordo com dados da alfândega chinesa divulgados nesta terça-feira.

Cerca de metade das importações de soja brasileira pela China foram registradas em maio --aumento de quase 30 por cento ante o mesmo período de 2015--, mês que marca osdesembarques mais fortes do produto do Brasil no ano rumo ao maior importador global da commodity.

Em abril, a China registrou importações de 4,8 milhões de toneladas de soja do Brasil.

Considerando todas as origens, a China importou 7,7 milhões de toneladas de soja em maio, e 31 milhões de toneladas de janeiro a maio, com os Estados Unidos liderando a oferta no acumulado do ano, com 15,7 milhões de toneladas.

A partir do próximo mês, com um recuo nos embarques norte-americanos, é provável que o Brasil, maior exportador global de soja, assuma a dianteira nas importações feitas pela China.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaImportaçõesComércio exteriorExportaçõesCommoditiesSoja

Mais de Economia

Economista que inspira Lara Resende vê fundamentos para reduzir juros, mas faz ressalvas

Split payment da reforma tributária força empresas a rever caixa e contratos desde já

Governo deve enviar MP do Imposto Seletivo ao Congresso nesta terça, diz Durigan

Durigan vê 'deficiências' em proposta de Lara Resende e nega discussão sobre mudança