Exame Logo

Cheques fraudados caem 31,58% em setembro

Diminui também o número de cheques sustados e o prejuízo com cheques roubados

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h14.

O número de cheques fraudados caiu 31,58% no Brasil em setembro de 2006, em relação ao mesmo período do ano passado. O dado foi publicado nesta quinta-feira (19/10) em um estudo da Telecheque.

Alguns estados, no entanto, apresentaram aumento expresivo desse tipo de crime comparado a 2005. O campeão foi o Espírito Santo, com aumento de 900%, seguido de São Paulo, com alta de 414,29%. O estudo mostra também que o índice de cheques sustados, aqueles com pagamento suspenso por desacordo comercial, teve baixa de 12,82%, tanto em relação ao mês anterior, quanto em comparação com setembro de 2005. O prejuízo financeiro dos lojistas com cheques roubados também registrou queda de 33,33% frente a 2005.

Veja também

A tendência de queda foi verificada também em agosto, quando houve uma variação de 27,78% em comparação a 2005. De acordo com o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto, os resultados mostram que o varejo tem sido mais prudente na identificação dos emitentes."Na maioria dos casos, uma fraude de cheque é acompanhada de uma documentação adulterada", afirma Neto.

A Telecheque é especializada na concessão de crédito, verificação e garantia de cheques no país há 23 anos. A pesquisa avalia a inadimplência com cheques considerando o valor em reais das transações e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame