Economia

Câmara deve votar autonomia do BC ainda em março

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, afirmou a Proposta de Emenda Constitucional 53/99, que possibilita a alteração do Sistema Financeiro Nacional, será votada ainda neste mês. Pela lei complementar, a concessão de autonomia ao Banco Central seria facilitada. A PEC regulamenta o artigo 192 da Constituição, possibilitando a alteração do Sistema Financeiro Nacional. Segundo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h38.

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, afirmou a Proposta de Emenda Constitucional 53/99, que possibilita a alteração do Sistema Financeiro Nacional, será votada ainda neste mês.

Pela lei complementar, a concessão de autonomia ao Banco Central seria facilitada. A PEC regulamenta o artigo 192 da Constituição, possibilitando a alteração do Sistema Financeiro Nacional. Segundo o deputado, existe um consenso em quase todas as bancadas partidárias em favor da medida.

Como a concessão de autonomia ao BC passa pela regulamentação do artigo 192 da Constituição de 1988, até hoje à espera de leis que o coloquem em prática. A última tentativa de fazê-lo foi com a proposta de emenda constitucional (PEC) 53, criada no Senado em 1999. Ela passou no Senado, mas encalhou na Câmara. O PT agora estuda contornar o problema com a apresentação de uma nova PEC, que trate exclusivamente do artigo 192. A PEC 53 tratava dos artigos 52, 163 e 192, todos relativos ao sistema financeiro.

A iniciativa da nova proposta não agradou ao mercado. Quem acompanha o caso acreditava que a PEC 53, a antiga, poderia ser aprovada pela Câmara em breve, até abril. Caso o governo siga essa estratégia (de apresentar uma proposta nova), uma reivindicação das alas mais de esquerda do PT, a PEC dificilmente será votada antes de maio ou junho , afirma o consultor Christopher Garman, da Tendências. Uma nova PEC atrasaria sua aprovação final e, conseqüentemente, a tramitação de um projeto de lei específico sobre a autonomia do BC , segundo avaliação do banco CSFB.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame