Economia

Brasil leva banho de Singapura na facilidade de fazer negócios; compare

Com o Brasil em 116º lugar, Singapura foi escolhido como o país mais fácil para se fazer negócios este ano pelo relatório Doing Business, do Banco Mundial. Os números abaixo mostram o porquê

Menos impostos fazem a alegria dos imigrantes em Singapura (Wikimedia Commons)

Menos impostos fazem a alegria dos imigrantes em Singapura (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 14h45.

São Paulo - O Brasil ficou na 116º posição no relatório Doing Business 2014, do Banco Mundial, que mede a facilidade para se fazer negócios em 189 países do globo. O levantamento foi divulgado na noite desta segunda-feira e traz Singapura no primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo.

Nas primeiras posições, aparecem ainda Hong Kong, Nova Zelândia e Estados Unidos. Na América Latina, o país com a melhor colocação foi o Chile, em 34º lugar. 

Apesar da posição nacional ter melhorado em relação ao ano passado - em 2012, o país havia ficado na 130ª posição -, o Brasil integra o triste grupo que não realizou nenhuma reforma em seu ambiente regulatório no último ano.

Além disso, basta uma rápida comparação com o primeiro colocado para se medir o abismo no ambiente de negócios daqui e Singapura.

Como se o país não precisasse: enquanto são necessários 107 dias para se abrir um negócio no Brasil, na nação asiática bastam dois dias e meio, por exemplo.

Veja, a seguir, os números que não deixam dúvidas sobre o porquê da distância de 115 colocações entre Brasil e Singapura no Doing Business 2014:

Acompanhe tudo sobre:Banco MundialCompetitividadeListasRankingsSingapura

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor